
53ª Assembleia Nacional do MCC em Belém/PA Reafirma Carisma, Esperança e Unidade para a Evangelização
De 4 a 7 de setembro de 2025, Belém do Pará acolheu, no Convento Nossa Senhora do Carmo, a 53ª Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC). Sob o tema “MCC, um sinal de Esperança no Mundo” e o lema bíblico “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito (Rm 12,2)” , o encontro reuniu líderes e representantes de todo o Brasil em um profundo espírito de comunhão, discernimento e missão.
A assembleia contou com a presença do Grupo Executivo Nacional (GEN) , do Grupo de Apoio (GA) , das representações jovens das macrorregiões e de uma ampla delegação dos GERs e GEDs , celebrando também a chegada do novo regional – GER Nordeste 4 – Piauí.
Momentos de Destaque
- Celebração de Abertura: Presidida por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Belém, que destacou o chamado do MCC a ser “pescadores de homens” e perseverar com paciência e constância na missão.
- Formação e Reflexão: Diversas conferências transmitidas ao vivo pelo YouTube, iluminaram os trabalhos da Assembleia:
- Mentalidade, Carisma e Espiritualidade com Corinto Luiz do Nascimento Arruda, enfatizando a fidelidade ao carisma do movimento como um dom do Espírito Santo para transformar realidades.
- Fundamentos do MCC com Wladimir Francisco Comassetto (Chiquinho), reafirmando a unidade dos três tempos: Pré-cursilho, Cursilho e Pós-cursilho, pois são indivisíveis.
- Escola Vivencial com Lucilia Cunha (GEN-GA), lembrando que ela é o “coração e cérebro” do Movimento.
- Estatuto Canônico e a importância da Assembleia com Adriano de Oliveira, Vice-Coordenador Nacional.
- Visita de Nossa Senhora de Nazaré: A chegada da Imagem Peregrina emocionou todos os presentes, renovando a fé e a devoção dos cursilhistas.
- Força Jovem: O “Momento Jovem” deu voz às lideranças juvenis, reforçando sua presença ativa em todos os níveis do MCC e anunciando o Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas (ENJC) para julho de 2026, em Jundiaí-SP.
- Deliberações Importantes: Aprovação do regimento interno , debates sobre sustentabilidade financeira e a criação da Semana Nacional das Pequenas Comunidades de Fé (PCF) , a ser celebrada em outubro.
- Perspectiva Internacional: Adair José Batista, vice-coordenador do OMCC, trouxe informações sobre a Ultreia Mundial e próximos eventos, como o Encontro Interamericano 2025 (República Dominicana) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027 (Seul).
Conclusão
A 53ª Assembleia Nacional reafirmou a missão do MCC de ser sinal de esperança e fermento do Evangelho nos ambientes. Encerrando o encontro, o Coordenador Nacional, Corinto Luiz do Nascimento Arruda, destacou o compromisso de “Vivenciar o carisma do MCC como sinal de unidade e caridade“.
Com o olhar voltado para 2026, o MCC segue firme na missão de evangelizar com fé, esperança e coragem, iluminando a vida das comunidades e fortalecendo a unidade da Igreja


