Dimensão 2026

“Vivenciar o Carisma do MCC como Sinal de Unidade e Caridade”: Dimensão escolhida para 2026

A 53ª Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC), realizada entre os dias 4 e 7 de setembro de 2025 em Belém/PA, definiu um importante direcionamento para a caminhada do Movimento: a dimensão de trabalho para o ano de 2026. Após intenso discernimento e votação, foi aprovada — com 55 votos a favor e apenas 1 contrário — a dimensão:

Vivenciar o carisma do MCC como sinal de unidade e caridade”.

Essa decisão reflete o desejo de todo o Movimento de se manter fiel ao tema e ao lema da Assembleia:
MCC, um sinal de Esperança no Mundo
Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito (Rm 12,2)”

O Significado da Dimensão

Vivenciar o Carisma do MCC
O MCC é um dom do Espírito Santo para a Igreja, chamado a transformar pessoas para que elas transformem seus ambientes. Viver o carisma significa assumir uma espiritualidade encarnada no pré-cursilho, cursilho e pós-cursilho, iluminando a realidade com ação, oração e formação. É também um convite à construção e fortalecimento das Pequenas Comunidades de Fé (PCFs), fermentando a sociedade com os valores do Evangelho.

Sinal de Unidade
Unidade é comunhão. O MCC é chamado a reforçar o caminhar juntos em todos os níveis: diocesano, regional, nacional e também entre as gerações. O “Momento Jovem” da Assembleia mostrou a força dessa integração, lembrando que superar o individualismo e promover a sinodalidade é essencial para sermos ponte entre Cristo e o mundo.

Sinal de Caridade
A caridade é a essência do cristianismo. Para o MCC, significa colocar os dons pessoais a serviço da comunidade, viver a espiritualidade do serviço e cultivar a humildade do discipulado. É amar na prática: com constância, paciência e espírito de doação.

Caminho para 2026

Adriano de Oliveira, Vice-Coordenador Nacional, ressaltou a necessidade de retomar com vigor o pós-cursilho, sempre iluminado pelo carisma que sustenta a missão de evangelizar. Essa dimensão também dialoga diretamente com as orientações da Igreja, como o Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade e o Documento de Aparecida, que destacam comunhão, participação e missão como fundamentos da vida eclesial.

Assim, o MCC se prepara para 2026 com um chamado claro:
Ser sinal de unidade e caridade no mundo, vivendo intensamente o carisma que nos identifica como cursilhistas e discípulos missionários de Cristo.