Quarta-feira de Cinzas: Um convite à conversão e à fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro de 2024, marca o início da Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Páscoa.Este tempo litúrgico é um convite à conversão interior, à reflexão e à penitência, em preparação para a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Neste ano, a Quarta-feira de Cinzas ganha um significado ainda mais especial ao se unir à Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre a importância da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos sejam reconhecidos como irmãos e irmãs, com os mesmos direitos e oportunidades.

A Quaresma como tempo de conversão:

O período da Quaresma é um tempo propício para a conversão pessoal e social. Através da oração, do jejum e da esmola, somos chamados a nos voltar para Deus e para o próximo, reconhecendo nossas falhas e buscando a reconciliação.

A Quaresma e a Campanha da Fraternidade:

A temática da Campanha da Fraternidade 2024 se conecta diretamente com o espírito da Quaresma. Ao nos convidar à construção da amizade social, a campanha nos impulsiona a colocar em prática a conversão pessoal, buscando construir um mundo mais justo e fraterno.

Algumas sugestões para viver a Quaresma e a Campanha da Fraternidade:

  • Participar das celebrações litúrgicas da Quarta-feira de Cinzas e dos demais dias da Quaresma;
  • Fazer a oração pessoal e comunitária;
  • Praticar o jejum e a esmola;
  • Refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2024;
  • Envolver-se em ações sociais que promovam a justiça e a fraternidade;
  • Dialogar com amigos e familiares sobre a importância da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2024 são momentos propícios para que cada um de nós possa se converter a Deus e ao próximo, construindo um mundo mais fraterno e solidário.

Lembre-se:

  • A Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência de carne para os católicos acima de 14 anos.
  • As cinzas impostas na Quarta-feira de Cinzas são um símbolo de penitência e conversão.
  • A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que visa mobilizar a sociedade para a construção de um Brasil mais justo e fraterno.

Que neste tempo de Quaresma e Campanha da Fraternidade, possamos nos fortalecer na fé e no compromisso com a construção de um mundo mais fraterno e solidário.