Jovens participam de oficinas durante o 10º ENJC

Explorando Vivências e Reflexões: Destaques do 10º ENJC

Na tarde de hoje, os jovens participantes do 10º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas (ENJC) foram brindados com uma oportunidade única: quatro oficinas envolventes, projetadas para conduzi-los a uma compreensão mais profunda da verdadeira essência deste encontro inspirador. Cada oficina, de maneira dinâmica, buscava conectar os participantes aos temas abordados, mergulhando nas experiências pessoais de cada GER (Grupo Executivo Regional).

1. Oficina ‘Me da lata’: inspirada no Encontro Latino-Americano acontecido no Chile em maio de 2023 

A primeira oficina, intitulada ‘Me da lata’, trouxe consigo a essência do Encontro Latino-Americano que recentemente agitou o Chile. Ministrada com Daiana e Davyd, esta oficina ofereceu uma oportunidade única para os participantes explorarem ideias e falarem o que os incomodam dentro do Movimento. Sabemos que o movimento pode e deve crescer com a ajuda dos nossos jovens.

2. Oficina Evangelização Juvenil: Unindo Fé e Diversão

A segunda oficina, focada na “Evangelização Juvenil através de Jogos”, foi inspirada no Encontro para Representantes Jovens, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida. Taynara e Lenisse conduziram os participantes por um caminho inovador, explorando a interseção entre fé e diversão, demonstrando que a espiritualidade pode ser envolvente e acessível.

Oficina 10ENJC
Oficina 10ENJC

3. 75 Anos da Peregrinação a Santiago de Compostela: Uma Celebração de História

A terceira oficina, liderada por Ricardo e Ellen, fez lembrar os 75 anos da peregrinação a Santiago de Compostela, um marco na rica história do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). Os participantes foram convidados a refletir sobre a jornada espiritual do MCC ao longo das décadas, conectando-se às raízes que moldaram a organização.

4. Jornada Mundial da Juventude (2023 em Lisboa): Um Encontro Histórico para a Igreja

Por último, mas certamente não menos importante, a quarta oficina concentrou-se na Jornada Mundial da Juventude de 2023, realizada em Lisboa. Ministrada por Milla e Roberto, esta oficina ofereceu uma visão especial sobre um evento que marcou profundamente a vida da Igreja, destacando a importância da juventude na jornada espiritual global.

O 10º ENJC revelou-se uma jornada emocionante de aprendizado e conexão, proporcionando aos jovens cursilhistas uma oportunidade única de explorar a riqueza do passado e do presente, enquanto se preparam para um futuro repleto de fé e devoção. Cada oficina não apenas trouxe conhecimento, mas também forjou laços mais fortes entre os participantes, solidificando a comunidade e a espiritualidade que definem o Movimento de Cursilhos de Cristandade.