11º Encontro Nacional para Assessores Eclesiásticos

Eucaristia como caminho para a humanização: Assembleia Nacional elege nova dimensão para 2024

Na tarde de hoje, durante a 51ª Assembleia Nacional do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), representantes estatutários dos 24 Grupos Executivos Regionais de todo o país se reuniram para tomar decisões cruciais sobre o futuro do movimento. Entre os temas em pauta, a escolha da dimensão para o ano de 2024 foi um dos destaques mais significativos, e a decisão foi tomada por unanimidade. A dimensão escolhida foi a “Humanização a partir da Eucaristia”.

A Eucaristia, um dos sacramentos mais centrais e reverenciados na tradição cristã, foi o cerne de todas as discussões durante a assembleia. Os participantes aprofundaram-se na compreensão desse sacramento e na maneira como ela é a fonte da vida  para uma maior humanização em nossas vidas e na sociedade em geral em que vivemos.

O tema escolhido para 2024 mantém-se alinhado com os princípios do MCC, que é um movimento de evangelização dos ambientes que busca fortalecer o compromisso dos cristãos com sua fé e com a missão da Igreja. O tema “Sinodalidade na missão do MCC” e o lema “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3), seguindo a verdade em amor” (Ef 4,15), os quais se mantém para o ano de 2024 destacam a importância da unidade e do amor na caminhada cristã, especialmente em um momento em que a Igreja está vivenciando um dos momentos mais importantes: a Sinodalidade.

A Sinodalidade, um conceito que tem ganhado destaque na Igreja nos últimos tempos, enfatiza a colaboração e o diálogo entre todos os membros da comunidade cristã na tomada de decisões e na busca da vontade de Deus. O MCC pretende explorar como essa abordagem pode ser aplicada à sua missão de renovação espiritual e evangelização.

A escolha da dimensão “Humanização a partir da Eucaristia” e a manutenção do tema e lema refletem o compromisso contínuo do MCC em fortalecer a fé e o relacionamento dos participantes com Deus e com os outros. Espera-se que essa dimensão inspire aprofundamentos na compreensão da Eucaristia e suas implicações na vida cotidiana, promovendo uma maior humanização, empatia e unidade entre os cursilhistas e na sociedade em geral.

À medida que o MCC se prepara para o ano de 2024, é evidente que a Eucaristia continuará a ser uma fonte de inspiração e orientação para os cursilhistas, ajudando-os a cumprir sua missão de serem testemunhas do amor de Deus no mundo. A escolha da dimensão é um passo significativo em direção a um caminho de fé mais profundo e uma vida mais plenamente humana.

Para o próximo ano, a equipe GEN-GA irá elaborar o subsídio que irá começar a ser estudado nas Assembleias Regionais e posteriormente nas Assembleias Diocesanos, além dos encontros das Escolas Vivenciais.