Padre Francisco Luis Bianchin (Pe.Xiko)

Assessor Eclesiástico 2009-2018
Data de Nascimento: 11/02/1940
Data de Ordenação: 05/07/1969

1197976

Nascimento e Família

Padre Francisco Luis Bianchin, carinhosamente conhecido como Pe. Xiko, nasceu em 11 de fevereiro de 1940, na localidade de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. Filho de João Bianchin e Ilda Londero Bianchin, desde cedo, mostrou uma vocação especial para o serviço religioso e pastoral.

Formação e Educação

Pe. Xiko iniciou seus estudos no ensino fundamental na Escola Municipal Faxinal da Palma. Prosseguiu seus estudos de ensino médio no Vale Vêneto e em São João do Polêsine. Em busca de aprofundar seus conhecimentos, cursou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, em Santa Maria, e Teologia no Colégio Máximo Palotino, também em Santa Maria.

Ordenação e Atividades Missionárias

Em 5 de julho de 1969, Pe. Xiko foi ordenado sacerdote palotino em Santa Maria. Durante os anos de 1968 e 1969, desempenhou um papel crucial como missionário em diversos estados do Brasil, o que ampliou sua experiência e dedicação ao ministério.

Pastoral e Ensino

Entre 1970 e 1973, foi pároco em Faxinal do Soturno. Em 1973, obteve uma especialização em Teologia Pastoral no Equador, Quito. De 1974 a 1980, exerceu a função de pároco em Camobi, Santa Maria. Além disso, Pe. Xiko também se formou em Psicanálise, em São Paulo, e dedicou-se ao ensino da Teologia Pastoral. Foi professor no Instituto Diocesano de Pastoral Catequética em Santa Maria por 15 anos e na Escola Superior de Estudos Filosóficos e Teológicos por 25 anos.

Pároco e Assessor Espiritual

Desde 8 de dezembro de 1981, Pe. Xiko é pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores. Além disso, ele tem sido um grande apoiador e assessor espiritual do Movimento de Cursilhos de Cristandade desde 1976 e também atuou como assessor eclesiástico adjunto ao Nacional desde 2004. Pe. Xiko também assessora a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas desde 1989.

Contribuições e Atividades Diversas

Ao longo de sua trajetória, Pe. Xiko proferiu mais de mil palestras em diversas localidades do Brasil e no exterior. Atuou como membro do Comitê de Ética da UFSM e trabalhou como palestrante voluntário na prevenção do uso indevido de drogas por 11 anos. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude durante nove anos e concedeu inúmeras entrevistas em rádios e TVs.

Engajamento na Comunidade e Mídia

Pe. Xiko também foi vice-presidente da FUNDAE e colunista do jornal A Razão aos finais de semana. Seu trabalho como assessor eclesiástico se estendeu até 2018, onde continuou a influenciar e inspirar a comunidade com sua dedicação e amor ao próximo.

Legado e Reconhecimento

Pe. Francisco Luis Bianchin é uma figura emblemática na Arquidiocese de Santa Maria, cuja vida é um testemunho de fé, dedicação e serviço à comunidade. Sua jornada é marcada por um compromisso inabalável com a evangelização, a formação espiritual e o bem-estar social.

Dados Pessoais:

  • Data de Nascimento: 11 de fevereiro de 1940
  • Data de Ordenação: 5 de julho de 1969

Pe. Xiko continua sendo uma inspiração para muitos, seguindo seu ministério com paixão e um profundo compromisso com a causa do Evangelho.