Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). A Palavra no cursilho. No cursilho três ou dois dias tudo é importante. Depois que se inicia o evento cursilho, não há mais recreio. Tudo deve ser evangelizador. O ambiente acolhedor, as pessoas alegres, entusiastas,…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Núcleo-comunidade fé. Vou tentar juntar essas duas realidades, pois elas não são opostas, mas podem ser complementares. Imagine-se que, no mesmo ambiente, haja várias pessoas que tenham feito cursilho. Por exemplo: num hospital, numa escola,…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). As pequenas comunidades de fé. Ao falar de pequenas comunidades de fé, fala-se de cristãos, cursilhistas ou não, que se reúnem, partilham a vida e a fé, em vista de uma sociedade melhor. As comunidades…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Hoje pretendo falar de um tema que não é pacífico, nem fácil. Também não tenho a intenção de ensinar e dar respostas, mas propor uma reflexão. Despertar o interresse sobre o assunto. Claro, creio que…

DECOLORES, irmãos de caminhada!  MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36)   TEMA – IGREJA DOM DE DEUS Hoje, veremos que essa Igreja é dom de Deus, que supõe um sim, pessoal e comunitário, porque não está fundamentada em provas cientificas, mas, sim na fé, daí ser necessária dar um…

DECOLORES, irmãos de caminhada!  MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) TEMA: MENSAGENS DO CURSILHO – PARTE 3 Agora, porém,  para que tudo isso se tornassem efetivo e realizador do Reino, faz-se necessário que cada um ponha seus talentos a serviço, arregace as mangas e ponha mão no arado, saindo…

DECOLORES, irmãos de caminhada!  MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) TEMA: MENSAGENS DO CURSILHO – PARTE 2 Em continuação passamos  depois considerar esse mesmo ser humano, Obra de Deus criado, visitado por Deus e elevado à dignidade de filho de Deus, pela graça.  Razão pela qual coloca-se a mensagem…

DECOLORES, irmãos de caminhada!  MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) TEMA: MENSAGENS DO CURSILHO – PARTE1 Nossa reflexão, nesta semana será sobre as mensagens no cursilho. Faremos em três etapas.   Costumamos afirmar  que há uma só mensagem no cursilho, ou todas as mensagens formam uma mensagem única. Então…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. Decolores! MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Continuamos nossa reflexão sobre Saulo. Consideramos o primeiro momento Saulo quando estava a caminho para realizar seu ideal de preservar a religião e tradições judaicas, mesmo que custem a vida dos cristãos. Vimos que…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. Decolores! MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Voltamos neste semana com nossa mensagem sobre nosso MCC. Hoje queremos ver porque São Paulo foi designado pelo Papa Paulo VI, para ser nosso padroeiro. Poderia ser outro santo, como são Francisco Xavier, grande…

Elementos  secundários no Cursilho MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Nesta semana  vamos refletir nos elementos secundários, no Cursilho, isto não significa dar-lhe pouca importância, mas se por uma  razão não estiverem presentes, o Cursilho se justificou e é Cursilho! Quais são então os elementos secundários: A…

Caros  irmãos e irmãs de caminhada. Decolores! MCC: Caminho de Santificação “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). No Cursilho acontecimento, precisamos estar atentos, cuidar e não confundir o que é essencial e o que é acidental. Elementos essenciais e elementos secundários no Cursilho. É fundamental distinguir o que essencial, aquilo que não…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) Hoje refletiremos sobre as meditações no Cursilho. No Cursilho (acontecimento temos Mensagens e Meditações). As meditações são breves e parte de um texto bíblico. As meditações encerram-se em si. Não são discutidas em grupos. Elas têm a finalidade de…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Falemos da equipe de cozinha. No  Brasil, nas diferentes Dioceses, a equipe de cozinha leva, por conta dos seus GEDs, vários nomes, como: equipe externa, nome oficial, pesada, equipe de fogão. Creio que apesar de constar nos manuais o…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) Falemos hoje da equipe de responsáveis, ou de servidores. Alguns GEDs denominam de Equipe de corredor, outros equipe de sala, ou equipe de frente, mas o nome oficial é equipe interna. Tudo isso é secundário. O que realmente importa…

De colores, irmãos e irmãs de caminhada MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Falemos hoje da equipe de responsáveis, ou de servidores. Primeiro de tudo precisamos sublinhar uma equipe, uma comunidade. O cursilho acontece como cursilho porque há uma equipe-comunidade.  O cursilho não é fruto de um grupo de…

DE COLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação.   “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Hoje nossa reflexão será sobre a Oração que fazemos antes de qualquer ato do cursilho. A oração  ”Vinde Espírito Santo…”.  Por que será que foi escolhida essa oração e não o Pai Nosso, ou a Ave Maria? Por várias razões. Primeiro, claro, porque…

Nesta mensagem, ainda continuamos nossa reflexão sobre o Cursilho (encontro). O Cursilho não necessariamente deixa o cursilhista convertido, até porque a conversão é um processo de toda a vida. Mas o Cursilho deve despertar o desejo de uma vida nova, de um novo modo de viver, muito mais do que querer fazer ações. Desejar, sim,…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Retomemos hoje nossas mensagens sequenciais. Por isso, quero hoje falar do Cursilho “acontecimento”. É e deve ser momento único. Os três ou dois dias de anúncio e vivência, palavra e testemunho. O grande objetivo deste encontro deve ser de…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Meus irmãos e imãs, ontem celebramos a festa da Ressurreição, a razão fundamental de nossa fé. Mas, ainda é Páscoa. Passaram as comemorações, as festas, as solenes liturgias, ricas em todos os sentidos. Vivemos intensamente a Páscoa, mas ela…

OS DESAFIOS PARA OS QUE CREEM Vivemos numa sociedade que clama por justiça, por amor e paz. Vivemos num tempo em que os valores estão em desuso em muitos ambientes.  Vivemos numa época em que é moda declarar-se agnóstico, porque isso parece ser status na sociedade que se considera e se diz líquida e da…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Continuamos nossa reflexão sobre o pós-cursilho ou quarto dia. Lembro que o segredo desse tempo é a perseverança, só possível se fundamentada no tripé: oração, formação e ação conscientes. É certo que, sem oração individual e…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Hoje queremos falar do pós-cursilho, razão da existência do MCC e do próprio evento Cursilho. O Cursilho sem pós-cursilho (também chamado quarto dia), pode ser comparado a um corpo sem alma. É um novo tempo, uma…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 O primeiro tempo do MCC é o período preparatório, mas não basta preparar tudo e não realizar o evento. Portanto, o segundo tempo é o acontecimento, o Cursilho de três ou dos dias. Primeiramente precisamos tomar…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Falamos que o Cursilho tem um método próprio, através do qual evangeliza, e é verdade, mas esse método é aplicado em três tempos, específicos: No Pré-Cursilho, no Cursilho e no Pós- Cursilho. O Pré-Cursilho inclui tudo…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36  O Carisma do MCC, mediante método próprio, possibilidade a vivência e a convivência do fundamental cristão, o quer significa que possibilita viver e partilhar, na fé, com os irmãos, a vida da graça, ou seja, o…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação.  “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Falamos que o encontro consigo mesmo, o encontro com Jesus Cristo e a inserção numa comunidade devem ser um programa de vida, alimentado e cultivado permanentemente, tornando-se a nossa missão. Como? O Movimento de Cursilho tem…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Nascemos de um encontro fascinante com Cristo, no entanto, só saberemos se esse encontro é verdadeiro e, se for verdadeiro, ele só se tornará permanente e plenificante, se vivermos em comunidade, pois é a comunidade que…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Conhecer-se a si próprio é a primeira e mais fundamental tarefa, porque buscar o autoconhecimento permite-nos encontrar a harmonia, o equilíbrio e a nos tornarmos nós mesmos. Esta é a primeira dimensão do ser humano,  ser…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Somos um Movimento eclesial, por isso a missão da Igreja é nossa missão. Para realizar nossa missão, partimos de três eixos fundamentais, que deverão se tornar, para cada cursilhista, um programa de vida: o encontro consigo…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 6,36 Nascemos para Evangelizar! Todo o cristão é evangelizador, mas nós, cursilhistas, o fazemos, a partir de nosso carisma próprio, específico, que não nasceu da vontade de uma pessoa, mas de um grupo, de uma comunidade. Por…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” Lc 36,36 Nossa primeira mensagem conduz-nos às nossas origens.  O MCC nasceu para evangelizar. Nasceu como caminho de santificação, pois assim se expressavam os peregrinos da década de 40, indo a Santiago de Compostela – a Santiago dos…

DECOLORES, irmãos e irmãs de caminhada! Caros irmãos e irmãs cursilhistas do Brasil, a partir deste mês de fevereiro de 2019, em nome do GEN, estaremos presentes todas as semanas, a partir das segundas-feiras, no nosso site, com uma mensagem para reflexão, estímulo e comunhão. Desejamos, com isso, estreitar os laços de amizade e proporcionar…

Siga-nos: