75 anos do primeiro Cursilho do mundo

Dia 7 de janeiro de 2024, o Movimento de Cursilhos de Cristandade celebra o 75º aniversário do primeiro Cursilho realizado no mundo, que ocorreu no Mosteiro de San Honorato de Randa, Maiorca.

O primeiro Cursilho, especificamente reconhecido como tal, realizou-se de 7 a 10 de janeiro de 1949. Isto foi claramente refletido na literatura original do Movimento (“The How and the Why”, 1971, Secretaria Nacional do MCC, Euramerica Ed.), e foi endossado no último (VII) Encontro Mundial da MCC realizado em Brisbane (Austrália) em 2011 e, sobretudo, isso foi explicitamente reconhecido pela Santa Sé , no Decreto 1282/14/AIC-104 do Pontifício Conselho para os Leigos , de reconhecimento canônico do Movimento, publicado inicialmente em 2004 e finalmente confirmado em 2014.

Os cursos anteriormente ministrados, como o curso de Cala Figuera de 1944, são reconhecidos como os antecedentes imediatos do primeiro Cursilho de 1949. Foram desenvolvidos no âmbito da preparação de uma grande peregrinação a Santiago de Compostela organizada por o Conselho Nacional da Juventude da Acção Católica em 1948. Constituíram certamente um elemento essencial para a configuração do Cursilho e deles foram retirados vários elementos que foram adaptados à nova finalidade do Movimento. Isto é explicado no livro “Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade”, terceira edição (2014), nos números 8-11, no capítulo dedicado à História do Movimento. Este livro é o documento de referência da MCC em todo o mundo e isso está indicado no Estatuto da Organismo Mundial de Cursilhos de Cristandade , o órgão máximo de coordenação e orientação da MCC a nível global.

Foi o culminar e a continuidade de um árduo trabalho de estudo, reflexão e experimentação realizado durante a preparação da Peregrinação Juvenil da Acção Católica a Santiago de Compostela, realizada em Agosto de 1948. Neste processo, configurou-se uma nova forma de evangelização, orientada principalmente aos afastados de Deus e da Igreja, pegando diferentes elementos dos Cursilhos de Ação Católica já existentes (Cursilho de Adelantados e Cursilho de Chefes de Peregrinos) e adaptando-os para uma nova finalidade.

Depois da peregrinação a Santiago, projetando um ardente entusiasmo apostólico e uma clara convicção pastoral, foi programado um novo Cursilho, já orientado para a evangelização da juventude de Maiorca, para tornar possível que a experiência essencial do cristão, a experiência do encontro com Deus, alcançasse a todos, mesmo aqueles que viviam à margem da religião.

Aquele Cursilho, realizado entre 7 e 10 de Janeiro de 1949, significou, pela graça do Espírito Santo e pela disponibilidade da equipa de leigos e sacerdotes, o início de uma nova realidade de evangelização, diferente da anterior pela sua abordagem , propósito e significado. Foi o primeiro Cursilho de Cristandade na história.

Diante de possíveis dúvidas, e após um longo estudo, a Santa Sé esclareceu no Pontifício Decreto 1282/14/AIC-104 do Pontifício Conselho para os Leigos qual foi o primeiro Cursilho de Cristianismo da história.