11º Encontro Nacional para Assessores Eclesiásticos

11º ENAE: Um momento de reflexão e comunhão

No dia 2 de outubro, no Centro de Formação de Líderes de Salvador, deu início ao 11º Encontro Nacional para Assessores Eclesiásticos do Movimento de Cursilhos de Cristandade com a celebração eucarística em memória litúrgica dos Santos Anjos. A missa de abertura foi um momento de profunda espiritualidade e comunhão.

A celebração foi presidida por Dom Paulo Peixoto Mendes, Arcebispo de Uberaba e Bispo Referencial do MCC na CNBB, e contou com a participação de 44 padres assessores vindos de diferentes partes do país. Esse encontro nacional, que se estende até o dia 3 de outubro, está sendo realizado no Centro de Treinamentos de Líderes, na Arquidiocese de Salvador, e promete ser um espaço de aprendizado, reflexão e fortalecimento espiritual para todos os envolvidos.

Um dos momentos mais tocantes da missa foi a homilia proferida pelo Padre José Roberto Ferrari, atual Assessor Eclesiástico Nacional do MCC Brasil. Em suas palavras, ele encorajou todos os presentes a não terem medo de buscar continuamente a “terra prometida” com o povo por meio do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Suas palavras ressoaram profundamente, lembrando a todos os padres assessores do compromisso e da importância desse movimento na vida espiritual da comunidade.

Após a celebração da missa, os padres foram direcionados ao anfiteatro, onde ocorreu um momento especial de apresentação dos padres presentes. Esse encontro proporcionou uma oportunidade única para os padres compartilharem experiências, ideias e insights, fortalecendo ainda mais os laços fraternos entre eles.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade tem desempenhado um papel vital na promoção da espiritualidade e na formação de católicos líderes comprometidos com sua fé. Através de encontros como esse, os assessores eclesiásticos têm a chance de se aprofundar em sua missão de orientar e inspirar os cristãos cursilhistas, ajudando-os a encontrar significado e propósito em sua jornada espiritual em suas dioceses.

Esse 11º Encontro Nacional é um lembrete da importância de continuar a apoiar e fortalecer o Movimento de Cursilhos de Cristandade no Brasil. À medida que os assessores eclesiásticos se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências, eles estão fortalecendo a base da fé católica em todo o país.

Em tempos desafiadores e incertos, eventos como esse proporcionam uma fonte de esperança e inspiração para todos os envolvidos. O compromisso dos padres assessores e de todos os participantes em servir à comunidade é uma demonstração viva da fé em ação.

À medida que o 11º Encontro Nacional para Assessores Eclesiásticos do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil continua, podemos esperar que ele traga ainda mais crescimento espiritual, comunhão e inspiração para todos os presentes. Que este evento seja uma bênção para a comunidade católica e que seu impacto continue a ser sentido por muitos anos.