Ressurreição como revelação do encontro com a Graça de Deus

Ressurreição como revelação do encontro com a Graça de Deus

Texto elaborado pela Taynara Cristina Knebel, Representante Jovem Macro Sul

Todos os anos nós católicos, ao celebrarmos a páscoa, revivemos a experiência dos discípulos de Jesus, a experiência do encontro com o Ressuscitado. Esse encontro porém, não é físico, mas é, essencialmente, um encontro com Jesus Ressuscitado que vive na dimensão de Deus, além do tempo e do espaço, fazendo-se presente na comunidade e que parte para nós o pão da vida eterna. Ele nos deixou sinais e, portanto, através deles, é que hoje se faz possível a vivência daquilo que experimentaram os discípulos.

Mas como efetivamente experimentamos este encontro com o Ressuscitado? Passei a entender na prática esta resposta a partir do meu Cursilho, em 2013. O Cursilho me ensinou e me proporcionou, não só teoricamente mas também na prática, a oportunidade de perceber e de viver efetivamente esse encontro em minha vida. Eu vi o Cristo Ressuscitado, eu o experimentei. Entendi que ele está no meu irmão, no irmão que sorriu, na irmã que chorou, em que estendeu seus braços, em quem precisou de mim.

O encontro com o Ressuscitado

Os apóstolos nos disseram que experimentaríamos de perto o Ressuscitado nos momentos de partilha, e o Cursilho me proporcionou, me proporciona e me permite enxergar tantos e tantos destes momentos em minha vida. Pois é na partilha, na experiência da comunhão, quando permitimos que este Jesus Cristo entre em nossa casa, em nossa vida, que fazemos a experiência diariamente.

A partir da minha experiência com o Jesus Ressuscitado, com o seu amor e misericórdia, senti a graça de Deus ser derramada abundantemente em minha vida, e coloquei-me a disposição, como instrumento. Para alcançarmos a graça de Deus, é necessário mantermos acesa constantemente a chama da nossa fé, reavivando-a em nossos encontros com os irmãos e em nossos encontros pessoais com o próprio Ressuscitado, mantendo com ele uma conexão direta em toda a sua essência e plenitude.

Essa experiência com Ele, que nos faz sentir abundantemente a sua graça em nossa vida, deve ser anunciada. Essa é a oportunidade de todos os cristãos, e em especial de nós, Cursilhistas: sermos instrumento de evangelização e de reconstrução de vidas por meio do nosso testemunho e vivência, a partir da experiência que cada um de nós vivenciou e vivencia, pregando ao mundo que Ele caminha conosco assim como caminhou com os discípulos de Emaús.

Foi nos dada uma missão

Portanto, a partir de nossa Experiência com o Ressuscitado, nos é conferida uma missão: “vós sereis testemunhas de tudo isso”. Por isso, irmãos, neste tempo em que vivemos, e em toda a nossa vida, não tenhamos medo de anunciar o Ressuscitado, coragem! O Senhor nos chama, estende a sua mão e nos convoca para a missão, para o testemunho, para o alegre anúncio, e nos fortalece para essa caminhada derramando sobre nós a sua Graça.

Por meio da Graça de Deus, o sentimos presentes em cada momento das nossas vidas, quando, mesmo em momentos desafiadores, é a Ele a quem recorremos para ter forças,  seguir em frente e sermos restaurados. Por meio da sua graça, somos salvos do pecado e da morte, e temos o poder capacitador de nos fortalecer a cada dia e termos a ajuda necessária para perseverar o nosso 4º dia e até o 5º dia ,que há de chegar a todos nós.

Dirijo-me, por fim, a todos os meus irmãos cursilhistas. Iniciei minha caminhada em um Cursilho para Jovens, com 20 anos de idade, e me permiti viver a experiência transformadora em minha vida que foi o meu encontro com Jesus Cristo. A partir disso, passei a permitir que Ele me usasse de instrumento, através da sua Graça, para evangelizar os ambientes em que estou inserida, em especial a outros jovens. Meu encontro com o Ressuscitado trouxe inúmeras oportunidades especiais para a minha vida. Hoje, 10 anos depois, certamente tenho muitas histórias a contar, sobre o que vi pelo caminho, o que construí neste caminhar, e o que o Ressuscitado, sobretudo, falou e fala diariamente em meu coração. Mas, no espaço que tenho aqui, dirijo-me a vocês para lhes dizer, coragem! Tenhamos coragem para anunciar, testemunhar e viver as maravilhas que experimentamos nesse caminhar, coragem para sermos profetas, testemunhas do Ressuscitado em nosso tempo e em nossa história.

Jesus Cristo, o Ressuscitado, quer se fazer enxergar, quer se fazer sentir, quer que experimentemos a força da sua ressurreição, e essa realidade não pode ser apenas teórica, ela precisa ser experiencial, eu e você precisamos fazer a nossa experiência com Ele e a partir dela, sermos anunciadores, para que mais pessoas possam sentir-se maravilhadas e amadas, assim como nós.

Taynara-Cristina-Knebel

Taynara Cristina Knebel

Representante Jovem Macro Sul | Medianeira-PR