Refletindo a Quaresma

A quaresma como um profundo significado espiritual para nós cristãos

A Quaresma é um período litúrgico de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa, uma das principais festas cristãs. É uma época de reflexão, arrependimento, oração e penitência, durante a qual os fiéis se dedicam a práticas espirituais e ações solidárias em preparação para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Origem da Quaresma

A origem da Quaresma remonta aos primeiros séculos do cristianismo, quando os fiéis acreditavam a preparar-se para a Páscoa com um período de oração, jejum e penitência. O número 40 tem um simbolismo importante na Bíblia, aparecendo em diversas histórias, como os 40 dias e noites de chuva no dilúvio, os 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar seu ministério público.
Dessa forma, os cristãos passaram o período de 40 dias como um tempo especial de adoção para a celebração da Páscoa, dedicando-se a práticas espirituais que incluíam jejum, abstinência de carne, oração, caridade e penitência. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

Significado da Quaresma

A Quaresma tem um profundo significado espiritual para os cristãos, que são chamados a refletir sobre suas vidas e buscar a reconciliação com Deus e com os outros. É um período de arrependimento e renovação espiritual, em que os fiéis são convidados a deixar de lado os pecados e buscar uma vida mais centrada em Deus e nos valores cristãos.
Durante a Quaresma, os cristãos são incentivados a praticar a caridade e a solidariedade, através de obras de misericórdia, como o jejum, a esmola e a oração. Essas práticas ajudam a fortalecer a fé e a criar uma maior conexão com Deus e com os irmãos em Cristo.
O jejum é uma das principais práticas da Quaresma, e consiste em privar-se de alimentos ou de outras coisas que são importantes para uma pessoa, como o uso da internet ou das redes sociais, por exemplo. O objetivo do jejum é fazer uma renúncia consciente em nome de uma causa maior, lembrando a importância da sobriedade e da simplicidade na vida cristã.
A abstinência de carne também é uma prática comum durante a Quaresma, em que os fiéis deixam de comer carne vermelha em algumas ou todas as sextas-feiras do período. Essa prática tem como objetivo lembrar os benefícios de Jesus Cristo na cruz, e também incentivar a reflexão sobre o consumo responsável e a importância do cuidado com a criação de Deus.

Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade (CF)  nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como uma forma de exercer a caridade e da solidariedade em função dos irmãos.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil (Dioceses e Arquidioceses, a Campanha da Fraternidade tornou-se uma forma de construir a comunhão, promover conversão e incentivar a partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como anúncio do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade 2024 foi inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Conclusão

A Quaresma é um período de grande importância para os cristãos, que oferece uma oportunidade para aprofundar a vida espiritual, através da reflexão, da oração, da penitência e da caridade. É uma época de renovação.