Assembleias Regionais do MCC 2023

Dimensão escolhida para 2023 tem como proposta o martírio branco. Entenda melhor!

Anualmente o Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil tem a missão de realizar as assembleias a nível regional nas 24 regiões espalhadas pelo Brasil, e posteriormente realizar as assembleias a nível diocesano. A divisão dos Regionais segue de forma semelhante a estrutura de segmentação que a própria CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizou há anos para facilitar os trabalhos pastorais.

O MCC está presente em mais de 180 dioceses do Brasil, o que mostra a tamanha responsabilidade do Grupo Executivo Nacional (GEN) de fazer chegar em todos os anos um tema, lema e dimensão a serem refletidos de forma dinâmica e inovadora. É uma tarefa árdua, porém gratificante ao ver que é na e a partir das Assembleias Regionais (ARs) que nascem frutos bons após um momento de observação (VER), análise (DISCERNIR) e propostas de realização (AGIR).

Esse ano, ainda guiados pela Tema do triênio (2021-2023): A Sinodalidade na missão do MCC” e Lema: “Preservar a unidade do Espírito (Ef 4,3), seguindo a verdade em amor” (Ef 4,15), somos convidados a refletir a dimensão do Martírio – testemunho de fé, missão e resposta. Uma proposta que exige de nós uma resposta assertiva para uma causa nobre.

  • Martírio

O Roteiro de Estudos Para Assembleias e Escolas Vivenciais (p. 29) diz: Mártir vem do grego martyria que significa “testemunha”, aquele que anuncia, atesta e chora a alegria da ressurreição. Aquele que canta a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da justiça sobre a arbitrariedade dos poderosos. O amor a Deus, impulsiona o anúncio evangélico, o ser testemunha “firme e inabalável” que suporta o martírio.

Nas palavras de Santo Agostinho:

“não é o suplício que faz o mártir, mas a causa”.

Papa Francisco, sobre o martírio afirma:

“O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Suporta a morte com um ato de fortaleza. Deixai-me ser pasto das feras, pelas quais poderei chegar à posse de Deus – Santo Inácio de Antioquia, Epístula ad Romanos, 4, 1: SC 10 bis, p. 110 (Funk, 1, 256).”

  • Testemunho de fé

O martírio como testemunho de fé e renúncia pessoal nos fortalece na missão de buscar as respostas de como construir o Reino de Deus aqui na terra.

No Antigo testamento o Povo de Deus se torna testemunha da unidade, da realeza e divindade de Deus diante dos homens, em muitos textos o homem aparece como testemunha de Deus, um Deus Sinodal, Deus dialoga com o homem e ele testemunha, conhece, confia e crê naquele que é testemunhado. “Esse é o dinamismo do profetismo em Israel, o testemunho da realidade de Deus, experimentado na fé”. “Deus fala, ensina e realiza a salvação, servindo-se dos testemunhos que os homens vivenciam concretamente. Deus é uma testemunha pessoal de tudo o que faz em favor dos homens, e os homens são testemunhas da história da salvação”.

“No Novo Testamento, os fatos da história de Jesus são reais e são testemunhados por aqueles que compreendem o seu pleno sentido. Para Lucas, essas testemunhas são testemunhas qualificadas (Lc 24,47-48; At 1,8.22-26; 5,32). Elas são capazes de testemunhar a paixão e ressurreição de Jesus a partir do mistério que esses fatos contêm e significam. Receberam um mandato missionário a partir do qual se tornam capazes de transmitir a própria experiência de vida e ressurreição de Jesus”.

  • Missão

A vida é missão! Testemunhar Jesus e a Palavra de Deus no mundo de hoje é preciso, com coragem e sem medo: “Não tenhais medo!” (Mc 6,50). “A santidade é parresia: é ousadia, é impulso evangelizador que deixa marca neste mundo (GeE, 129). Caminhando juntos podemos crescer no testemunho da verdade que é Cristo.

  • Resposta

A fé é dom, mas é também resposta positiva ao chamado que Deus faz através do seu Filho, Jesus Cristo. A vivência da fé acontece em comunidade e se dá através do comportamento coerente às inspirações do Espírito Santo. Vida de fé que se expressa no anúncio, no serviço, na caridade e no testemunho, tão necessário nos ambientes vazios de Deus e de valores cristãos.

As Assembleias Regionais irão refletir essa dimensão a partir do método VDA (VER, DISCERNIR E AGIR) levando em consideração suas realidades e seus modos de evangelização.

Entenda melhor a dimensão de 2023

Abaixo você verá uma breve reflexão do Vinícius Raposo, membro da Equipe de Apoio (GA) do MCC do Brasil, acerca dessa dimensão escolhida para o ano de 202, na 40ªAssembleia Regional Nordeste 3.1 , que aconteceu nos  dias 10 a 12/03/3023 em Feira de Santana-BA.

Mídias

Confira algumas fotos de ARs que já aconteceram nos regionais:

GER SUL 2 PR 1
GER SUL 2 PR 1
GER OESTE 2
GER OESTE 2
GER SUL 1 SOROCABA
GER SUL 1 SOROCABA
GER SUL 3 RS 2
GER SUL 3 RS 2
GER SUL 1 BOTUCATU
GER SUL 1 BOTUCATU
GER SUL 4
GER SUL 4
GER SUL 2 PR 2
GER SUL 2 PR 2
GER SUL 1 CAMPINAS
GER SUL 1 CAMPINAS
GER OESTE 1
GER OESTE 1
GER NE 2
GER NE 2
GER NE 3.1
GER NE 3.1
GER SUL 1 APARECIDA
GER SUL 1 APARECIDA
GER LESTE 2 MG 1
GER LESTE 2 MG 1
GER LESTE 2 MG 2
GER LESTE 2 MG 2