Quem pode nos ajudar? Estamos ainda em mar revolto. A tempestade parece que perdurará por longo tempo.  Não conseguimos avistar o horizonte e nem o porto, claro que já não temos o mesmo estado de pânico, os sobressaltos que vivemos no início da travessia, mas não podemos negar que continuamos experimentado momentos de insegurança e…

Sociedade do vazio Estamos vivendo numa sociedade do vazio. Do sem sentido. Da desesperança. Mais, ainda, estamos vivendo numa sociedade de estresse e de depressão. Não há nada pior que o vazio, o espaço sem nada, sem sentido, sem motivações, sem objetivos, sem ideais e, especialmente, sem esperança. E isso nos leva ao vazio do…

Vale a pena alimentar a Esperança Com seus 117 anos, nosso querido hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo conta hoje com uma equipe de mais de 1600 servidores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores, desde a portaria até a provedoria. Nestes tempos de pandemia, creio que um dos serviços mais estressantes seja este de servir num nosocômio…

Até quando? Creio que todos nós temos muitas perguntas neste tempo de pandemia. Até quando vamos viver esta situação de isolamento social? Até quando estaremos limitados a sair e ouvir constantemente a recomendação de ficar em casa? Até quando estaremos privados da companhia das pessoas mais próximas, nos momentos de dor e tristeza? Até quando…

Uma experiência de amor à vida Hoje em dia, infelizmente, ao que mais assistimos na grande mídia, com algumas exceções, é claro, são confrontos, divisões, busca pelo poder, alguns desfazendo do trabalho dos outros, multiplicando falsas notícias ou difundindo tragédias, quando há tantas coisas boas que podem ser divulgadas. Quero hoje dar ciência à comunidade…

Você tem medo de morrer? Um dia desses fui surpreendido com uma pergunta a queima roupa, como se diz: “Você tem medo de morrer?” No primeiro instante a surpresa foi tal que emudeci por alguns instantes. Em seguida, no entanto, iniciamos um diálogo muito interessante. Antes de mais nada, tenho que dizer que como estou…

Nas crises é que se conhecem os verdadeiros heróis É justamente nos momentos de crises, nos momentos difíceis, nas situações desafiadoras que emergem e que conhecemos os verdadeiros heróis. Não está sendo diferente nessa atual situação em que vive a nossa sociedade, a da pandemia da Covid 19. O que estamos percebendo? Percebemos que há…

Esperança de um novo mundo Estamos passando, com esta pandemia, por uma experiência única, jamais vivida, nem imaginada. Esperamos que, de fato, ela seja realmente única e irrepetível, pois estamos muito fragilizados e saíremos dela todos profundamente marcados. Esta geração jamais esquecerá, nosso imaginário guardará esta lembrança para sempre. Nosso desejo mais sincero e profundo…

O Amor Feito Mulher Vivemos dias de tristeza, de pandemia,   em que predomina o isolamento social, somos obrigados, por amor, claro, viver isolados, no entanto, temos perto de nós uma figura que revela exatamente o contrário dessa cultura vigente, temos o amor feito fisionomia de mãe. Sim, a mãe é um contraste no meio de…

Experiência de Orfandade Já tive mais de uma experiência de orfandade, mas estou, assim posso dizer, vivendo a mais difícil, aliás, estamos vivendo talvez a mais dura, a mais ingrata de todas elas devido à  insegurança, à forma como ela se processa, totalmente fora do previsível, fora da normalidade da vida. Uma orfandade em que…

Novos tempos virão Espero ver novos tempos! No momento estou vivendo e experimentando algo inédito, jamais visto e sequer possível ao meu imaginário em  80 anos de minha vida. Espero ver novos tempos com novas atitudes e uma  nova cultura e, consequentemente, uma nova postura de todos nós. Espero ver novos tempos tendo a generosidade e…

Cinco semanas para reavivar a fé Iniciaremos, no primeiro domingo de março, um tempo especial para reavivar a fé, pois entramos no tempo quaresmal que, neste ano, terá cinco semanas. Somos convidados, neste período, a ouvir, refletir e seguir o mestre Jesus que, com palavras, gestos e atos, convida-nos a renovar nosso compromisso de cristãos…

Oito décadas para agradecer A vida é um dom precioso que não se compra, não se pede para vivê-la, nem se encontra por acaso, mas que somos brindados gratuitamente, talvez, sem merecê-la. E eu tenho tido o privilégio de vivê-la há oito décadas. Com certeza, viver todo esse tempo exige reflexão e muita gratidão, pois…

SÃO PAULO APÓSTOLO Hoje queremos ver porque São Paulo foi designado, pelo Papa  Paulo VI, para ser nosso padroeiro. Poderia ser outro santo, como São Francisco Xavier, grande missionário, especialmente no Oriente; Santo Antônio, insigne pregador e conhecedor da palavra de Deus, e assim poderíamos nomear muitos outros. Então, porque São Paulo? Precisamente porque São Paulo, com certeza, é o…

Um Deus surpreendente O Deus aparentemente invisível e distante quis mostrar-se próximo, junto e mesmo dentro de nós e nos surpreende. Surpreende-nos ao pedir permissão para esconder-se por nove meses no ventre de uma mulher, Maria, ao aceitar o processo de gestão como qualquer criança e ao nascer no silêncio de uma noite, sem aparatos,…

Ainda é Advento! A Igreja nos oferece quatro semanas chamadas   de tempo de advento para nos ajudar a preparar a festa do Deus feito “pequeno”, do Deus feito carne, do Deus tornado visível com nossa própria fisionomia. Estamos vivendo a segunda semana do tempo de advento. Ainda é tempo de advento, tempo de abandonar o…

Tempo de Advento É tempo de Advento, portanto de esperança! É tempo de Advento, portanto de preparação e de pôr-se a caminho, de peregrinar! É tempo de Advento, portanto é tempo de surpresa! É tempo de Advento, portanto de vestir a roupa da simplicidade e da humildade! É tempo de Advento, portanto é tempo de…

Outubro: um mês especial Outubro sempre foi para nós um mês especial, pois é um mês primaveril, é quando toda a natureza se renova e se reveste dos mais variados matizes. É também o mês em que celebramos São Francisco de Assis o santo protetor dos animais, a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o…

Originais ou fotocópias? “Todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias”. Essa afirmação foi deixada pelo jovem adolescente Carlo Acutis, jovem italiano da diocese de Milão, Itália, que viveu apenas 15 anos, pois foi acometido de leucemia fulminante. Esse jovem deixou um profundo legado de ensinamentos e, especialmente, um profundo testemunho de vida cristã. Um jovem…

Meu velho pai Para falar aos pais e homenageá-los, hoje sirvo-me de tua pessoa, das lembranças que tenho de ti e, especialmente, de teu exemplo. Meu velho pai era um homem simples, de palavras comedidas, poço sem fundo de paciência e sabedoria. Meu velho pai era peregrino,  cultivava o gosto pela estrada, pelo andar sem…

Um domingo inesquecível Era o dia em que se celebrava o Dia das Mães. Liturgicamente, o domingo  era dedicado ao Bom Pastor. Estava presidindo a terceira missa do domingo. Havia pregado em todas as homilias que o Bom Pastor se disfarça de muitas roupagens e personagens, como de mães, de pobres, de crianças, de enfermos,…

Hoje, em nome do grupo Executivo Nacional do MCC  do Brasil, dirijo-me às mães presentes,  em nosso Movimento de Cursilho. Esta mensagem deseja levar a cada uma de nossas mães nossa saudação, cumprimentos e votos que. nesta oportunidade renovem a certeza de nosso carinho e gratidão pelo que elas são e fazem por nós e…

Siga-nos: