Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Rainha e Padroeira do Brasil

12 de Outubro

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, particularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira de nossa querida Nação. Venerada e não adorada pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil e também conhecida no mundo é representada por uma pequena e singela Imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição encontrada por três pecadores: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves no Rio Paraíba do Sul no Vale do Paraíba, precisamente na vila de Guaratinguetá em Outubro de 1917. Hoje no ponto onde fora encontrada a Imagem está localizada a Cidade Paulista de Aparecida, onde também se encontra a mesma Imagem na Catedral Brasílica de Nossa Senhora Aparecida – Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde acolhe milhares de devotos e romeiros de diversas partes do País e também do mundo durante todo ano e, principalmente por ocasião da Novena e Festa da Padroeira em 12 de Outubro.

A festa litúrgica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida também é Feriado Nacional no Brasil desde 1980, quando o então Papa João Paulo II sagrou a Basílica que é o quarto Santuário mais visitado do mundo tendo capacidade para abrigar 30.000 fiéis.

A aparição da Imagem ocorreu em um momento importante na história do Brasil quando  preparavam  uma festa para acolher o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas que iria passar pela então Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto MG. Sendo uma época considerada fraca para pesca os três pescadores foram convocados pela comarca de Guaratinguetá para apanhar peixes para o conde, uma missão aparentemente impossível pois era o momento propício para fartas pescas.

Desceram o Rio e nada conseguiram e depois de muitas tentativas chegando ao Porto de Itaguaçu, João Alves lançou as redes e apanhou o corpo de uma pequena Imagem. Lançando novamente a rede curiosamente apanhou a cabeça da mesma Imagem. Daquele momento em diante a pesca foi farta para os três humildes pescadores e naquele singular momento começou com os três pescadores uma especial devoção pela Santa que a imagem representava.

Durante 15 anos seguidos a Imagem ficou na família de Felipe Pedroso onde as pessoas se reuniam para rezar e pedir suas graças. A devoção foi crescendo em meio ao povo, muitas necessidades foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da pequena e humilde Imagem de terracota. A fama dos milagres sob a intercessão da Santa se espalhou rapidamente pelo Brasil. Depois de um oratório fora construída uma capela no morro dos coqueiros, aberta a visitantes em 1745. Mas, o número de fiéis aumentava mais e mais e assim foi necessário iniciar construção de uma Igreja maior onde hoje é a atual Basílica Velha. Em 1894 chegaram os Missionários Redentoristas para trabalhar no atendimento aos inúmeros romeiros que ali visitavam constantemente e em 1904 a Imagem foi coroada solenemente. Em 1929 Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada “Rainha do Brasil e sua Padroeira oficial pelo Papa Pio XII.

E hoje na Basílica e Santuário Nacional de Aparecida milhares de pessoas se fazem presentes para pedir a intercessão de Nossa Senhora pelas suas inúmeras necessidades. Como diz a letra de uma canção do querido Padre Zezinho SCJ, intitulada Senhora e Rainha: “O povo a chama de Nossa Senhora por cauda de Nosso Senhor. O povo te chama de Mãe e Rainha porque Jesus Cristo é o Rei do Céu. Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és, Não és deusa, não és mais do que Deus, mas depois de Jesus, neste mundo ninguém foi maior. Não Adoramos Nossa Senhora e Sim a Veneramos porque Deus a venerou por primeiro confiando a ela esta importante missão, de trazer ao mundo Nosso Salvador. Desde então durante todos os anos no Vale do Paraíba milhares de pessoas de todas as partes do nosso imenso Brasil e também do mundo visitam o Santuário Nacional de Aparecida em Aparecida SP como filhos filhas e com carinho, fé e especial devoção levam suas mais urgentes necessidades para que Nossa Senhora Aparecida possa levar e interceder a Deus que não abandona um filho se quer. Ao contrário Deus se manifesta constantemente aos seus filhos e filhos em diversas situações no tempo e na história da humanidade e também na vida dos santos e santas. A Aparição desta pequena Imagem de Terracota no Rio Paraíba do Sul na Vila de Guaratinguetá quis também revelar um Deus simples que não escolhe classe e muito menos faz distinção de pessoas, mas que ama a todos e igualmente quer sua felicidade e realização. Não podemos nos esquecer também, que nesse momento da história muitos escravos sofriam nas senzalas espalhadas pelo Brasil. E uma imagem aparece justamente para afirmar o Amor incondicional de Deus por todos e que esse mesmo nos ensina que na Mãe de Jesus e nosso mãe todos somos filhos e filhas de direitos iguais mesmo que isso não aconteça na realidade. A virgem Mãe Aparecida na sua história e fé e esperança nos ensina a sermos irmãos no Irmão Jesus, a amar uns aos outros como Ele no amou e a perceber que Deus se revela os acontecimentos mais simples de nossa história e também para aqueles e aquelas que tem um coração capaz e amar e se deixar amar por esse Deus que nunca desiste de seus filhos e filhas.  Nossa Senhora da Conceição Aparecida, interceda ao Senhor pelo Nosso querido Brasil, por todo povo brasileiro e pelo mundo inteiro.

Siga-nos: