DECOLORES, irmãos de caminhada!

MCC: caminho de santificação.

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”(Lc 6, 36).

Nesta semana nos ateremos, em nossa reflexão sobre a última atitude, das quatro que escolhemos para considerar, como fundamentais para nossa caminhada cristã e cursilhista.

Falaremos e meditaremos sobre o incluir. Não basta, para que nossa vida cristã seja perseverante e eficaz: confirmar, resgatar e podar. Necessitamos também incluir novas atitudes e novos métodos para fazer frente ao mudo em transformação em que vivemos. Não precisamos deixar aquilo que conseguimos e conquistamos, mas faz-se necessário incluir uma nova linguagem para esse tempo novo. Precisamos incluir novos métodos para responder aos novos desafios de hoje. Sim, precisamos incluir uma nova cultura, a cultura de respeita à diversidade, a nova cultura ao pluralismo social e religioso; precisamos incluir uma nova postura como cristão e com Igreja, não de donos da verdade ou de imposição, mas de serviço e acolhida. Necessitamos incluir uma nova cultura, a cultura da misericórdia, em lugar da cultura do julgamento, da condenação. Precisamos incluir a cultura de um Deus amigo, próximo, companheiro, pessoal. Um Deus conosco.

Necessitamos incluir um novo ritmo, mais leve, pautado pelo amor muito mais que pela lei, pelas normas.

Trata-se, portanto, de incluir um novo modo de ser Igreja, de uma Igreja em saída, uma Igreja que vai ao encontro, que fica esperando, mas que sai e que não tem medo de ir até as periferias existenciais. Incluir, sim, uma Igreja de portas abertas, sem preconceitos e sem exclusões. Por isso, uma Igreja mãe, sem deixar de viver plenamente a verdade e a fidelidade ao Mestre Jesus.

Nascemos para Evangelizar!

Pai nosso …

Pe. Xiko

Siga-nos: