DECOLORES, irmãos de caminhada!
MCC: caminho de santificação.
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36)
TEMA: MENSAGENS DO CURSILHO – PARTE 3
- Agora, porém, para que tudo isso se tornassem efetivo e realizador do Reino, faz-se necessário que cada um ponha seus talentos a serviço, arregace as mangas e ponha mão no arado, saindo como evangelizador em cada ambiente, a partir do próprio interior, passando pela família, local de trabalho, chegando às periferias existenciais. Mas, antes faz-se necessário, para não fracassar, estudar muito bem o ambiente, ver os caminhos que existem, ver as sombras, os desafios, as luzes e a partir do Cristo Ressuscitado discernir quais as melhores opções, escolhas, para em seguida partir para ação transformadora, que deverá ser lenta, progressiva, permanente, bem feita e de forma comunitária.
No entanto quem garante a eficácia, e a veracidade de tudo isto? Quem avaliza este plano? Quem garante, que não é uma ilusão, ou um sonho utópico? Que assina, dá o aval, é o próprio Cristo com sua Ressurreição. Ele é o garante de nossa fé e de nossa ação. A isto nós chamamos Esperança, ou seja, certeza que é possível e podemos assumir este caminho.
Assim, resumindo: as mensagens do Cursilho visam, fazer o ser humano tomar consciência que ele é criado por Deus, de forma original e única, portanto obra prima de Deus, que é amado e resgatado por seu amor primeiro, constituído portador e comunicador de sua mensagem de amor, enviado de forma comunitária a viver e proclamar seu reino, na forma de sal, fermento e Luz, a partir de seus ambientes, a começar pela própria conversão pessoal.
Nascemos para Evangelizar!
Pai nosso…
Pe. Xiko