Caros  irmãos e irmãs de caminhada.

Decolores!

MCC: Caminho de Santificação

Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso(Lc. 6,36).

No Cursilho acontecimento, precisamos estar atentos, cuidar e não confundir o que é essencial e o que é acidental.

Elementos essenciais e elementos secundários no Cursilho. É fundamental distinguir o que essencial, aquilo que não pode faltar e deve sempre ser priorizado.

Precisamos ter presente que no acontecimento Cursilho, há elementos essenciais, indispensáveis que se não existirem, até pode ser cusilho, mas será deficiente, anormal.

São elementos constituintes, não podem faltar,  fazem parte decisiva, sem eles não há verdadeiro  Cursilho, pode será outra coisa.

Quais são esses elementos?

A graça de Deus, o Cursilho está fundado na graça de Deus, sem a graça de Deus não acontece Cursilho, a graça vivida,  experimenta e partilhada. Uma equipe de instrumentos, repito, uma equipe, (comunidade) não uma pessoa. O silêncio na primeira noite. Ele faz parte da alma do Cursilho!

Uma equipe preparada, consciente  que vive, aquilo que vai  pregar. A palavra clara, vivificada, fecundada pela fé e pelo amor generoso. Não há cursilho sem palavra, mas palavra verdadeira, coerente e sincera, que proponha a mudança de vida, a conversão.

O  testemunho, o testemunho faz parte integrante do Cursilho. Não se trata de currículum vitae,  mas testemunho, ou seja exemplos de vivências, daquilo que se anuncia. Além das mensagens a vivência em grupo é essencial, pois o Cursilho acontece mesmo nos grupos, porque é aí que repartem e se comunicam as experiências. Ainda é essencial à vida de oração, ou seja, uma equipe Orante.

A eucaristia faz parte da essência, não necessariamente a explicação, mas a celebração em si. Faz parte da essência do Cursilho o respeito, o cuidado fraterno com cada pessoa que participa.

É essencial o regime de internato, de clausura, para os cursilhista e de preferência de toda a equipe.

É essencial a participação integral, nos atos dos três dias.

A preparação integral das equipes, desde preparação técnica, espiritual e humana são elementos essenciais.

Nascemos para Evangelizar.

Pai Nosso…

Pe. Xiko

Siga-nos: