Liturgia do dia 15/05/2019

Leituras
At 12,24-13,5a
Sl 66(67),2-3.5.6 e 8 (R/. 4)
Jo 12,44-50

4ª Semana da Páscoa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 12,24-13,5a

24No entanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo terminaram seu trabalho e voltaram para Jerusalém, levando com eles João, chamado também Marcos. 13.1Havia na Igreja de Antioquia diversos profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simão, apelidado o Negro; Lúcio, o Cireneu; Manaém, irmão de leite do tetrarca Herodes, e Saulo. 2Ora, certa vez, enquanto celebravam o culto do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Reservai-me Barnabé e Saulo para fazerem o trabalho que lhes destinei”. 3Então, depois de jejuns e orações, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram. 4Assim, mandados em missão pelo Espírito Santo, os dois desceram para Selêucia e de lá navegaram para Chipre. 5Chegando a Salamina, anunciaram aí a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus.



Salmo: Sl 66(67),2-3.5.6 e 8 (R/. 4)

R.: Ó Deus, que os povos todos rendam graças, agradeçam-te, ó Deus, todos os povos!

2Tenha Deus compaixão, nos abençoe: faça brilhar seu rosto sobre nós! 3Conheçam-se na terra os seus caminhos e a sua salvação entre as nações!

5Rejubilem-se e alegrem-se as nações, porque julgas os povos com justiça e guias as nações por toda a terra.

6Ó Deus, que os povos todos rendam graças, agradeçam-te, ó Deus, todos os povos! 8Queira Deus conceder-nos sua bênção, todos o temam pela terra inteira!



Evangelho: Jo 12,44-50

44 Jesus exclamou: “Quem crê em mim, crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou; 45e quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim como a luz ao mundo, para que todo o que crer em mim, não fique no escuro. 47E se alguém ouve minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para o salvar. 48Quem me rejeita e não recebe minhas palavras, já tem quem o julgue: a palavra que anunciei, o julgará no último dia, 49porque não falei por minha conta, mas aquele que me enviou, o Pai, me determinou o que dizer e anunciar. 50E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. Portanto, o que falo é justamente aquilo que o Pai me mandou anunciar”

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 – Ano C – São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 

Boa Nova para cada dia

“Quem crê em mim, não é em Mim que crê, mas Naquele que Me enviou”. (Jo 12,44bc).

Quando o Filho de Deus se encarnou e assumiu a natureza humana, humilhou-Se diante de Deus Pai. Isto é São Paulo quem nos diz no Hino Cristológico da epístola aos Filipenses 2,7-8:

7. .. a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo,

tornando-se semelhante aos homens;

e, reconhecido em figura humana,

8. a Si mesmo Se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Era necessário que o próprio Filho de Deus dissesse isto às pessoas que O ouviam: “Quem crê em mim, não é em Mim que crê, mas Naquele que Me enviou”. (Jo 12,44bc).

Isto é, Jesus, nesta passagem do Evangelho, quer insistir que tudo o que faz não é por pura iniciativa sua como homem obediente a Deus. Tudo o que Ele faz é por ordem do Pai, conforme a Vontade do Pai. Sua figura fica em segundo plano. É como se dissesse: ao Me ouvirem, esqueçam-se de Mim, mas fixem suas mentes e corações unicamente no Pai.

É para Deus que Jesus nos leva.

Ele é a porta do redil de Deus.

Ele é quem nos conduz para a Salvação que Deus preparou para nós.

Com isto em mente, entendemos como Jesus ensinou, como primeiro pedido no Pai-Nosso, a dizer: “… santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade … ”.

Ora, a Vontade de Deus é a que queremos cumprir, como Jesus a cumpriu enquanto Filho de Deus Encarnado. Ele é nosso modelo. E como sua obediência resultou no que de melhor Deus podia nos dar, isto é, a Salvação e a Vida Eterna, vamos cumprir sempre a Vontade de Deus em toda a nossa vida. Esta é a nossa parte para conseguirmos a Vida Eterna. Tudo o mais o Pai e o Filho fazem por nós.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma


Siga-nos: