Liturgia do dia 11/01/2019

Leituras
1Jo 5,5-13
Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
Lc 5,12-16

Tempo do Natal

Sexta-Feira


Primeira Leitura: 1Jo 5,5-13

5 Quem vence o mundo senão quem acredita que Jesus é o Filho de Deus? 6 Foi ele quem veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. Não só na água, mas na água e no sangue. E é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7 Porque são três os que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue: e os três são concordes. 9 Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus, que deu o testemunho de seu Filho. 10 Quem crê no Filho de Deus, tem nele mesmo o testemunho. Quem não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho. 11 E o testemunho consiste nisto: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus também não tem a vida. 13 Eu escrevo isto a vós que acreditais no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.

Salmo: Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)

R. Glorifica ao Senhor, Jerusalém!

12 Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13 Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

14 Ele garante a paz para o teu solo e com a flor do trigo te alimenta. 15 Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra.

19 Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20 Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos!

Evangelho: Lc 5,12-16

12 Certa vez, ele estava numa das cidades, quando veio um homem todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, ele se jogou com o rosto por terra e lhe fez este pedido: “Senhor, se quiseres, poderás curar-me!”. 13 Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: “Quero! Estás curado!”. No mesmo instante a lepra desapareceu. 14 Em seguida mandou que não dissesse nada a ninguém: “Vai te apresentar ao sacerdote e faze a oferta pela tua purificação, como Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho”. 15 Sua fama se espalhava cada vez mais e muita gente acorria para ouvi-lo e ficar curada das suas doenças. 16 Mas ele se retirava para os lugares isolados, querendo rezar.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 – Ano B – São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

Boa Nova para cada dia

Não digas nada a ninguém (Lc 5,14a).

O milagre da multiplicação dos pães e peixes fora uma demonstração poderosa e espetacular do poder de Jesus. Foi o que consideramos na Terça, 7 de janeiro.
O milagre que o Evangelho de hoje nos mostra, a cura de um leproso, é, por assim dizer, abafado por Jesus. Ele, de fato, diz ao leproso curado: Não digas nada a ninguém (Lc 5,14a).
Por qual motivo Jesus disse isto?
Vamos lembrar: nestes dias o Evangelho nos está mostrando o início da pregação que Jesus faz do Reino de Deus. Jesus tem um plano de difusão de sua mensagem por todos os lugares e para o maior número possível de pessoas.
Porém foi já neste início que Jesus começou a encontrar problemas por parte dos líderes religiosos judeus. Em Nazaré Jesus é rejeitado por seus parentes e conhecidos, e até mesmo expulso daquela sinagoga. Fora o recado de seus parentes para que Ele jamais entrasse naquela casa de culto, e que, enfim, não aparecesse mais em Nazaré.

Quando Jesus cura o leproso, conforme o Evangelho de hoje, está precavido contra más interpretações de seus atos e surgimento de mais opositores a seu plano de anúncio do Evangelho. Ele teme ser mal interpretado pelos sacerdotes que devem dar ao leproso curado um atestado de cura (Lc 5,14). De fato, Lc 5,16 mostra Jesus retirado das cidades, apesar de toda sua fama. Ele dá um longo tempo para a oração em lugares retirados.

Jesus enfrentou opositores. Enfrentou a expulsão da sinagoga em Nazaré. Jesus teme que seu plano de anúncio do Reino de Deus seja prejudicado em pouco tempo.
Neste momento Ele nos dá o exemplo: refugia-se em Deus Pai. Na oração e meditação reconsidera as próximas atitudes a tomar em sua missão.

Aprendamos com Jesus a enfrentar nossos problemas pedindo a Deus a ajuda que Ele nos quer dar. E Deus vai nos atender.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


Siga-nos: