Você tem medo de morrer? Um dia desses fui surpreendido com uma pergunta a queima roupa, como se diz: “Você tem medo de morrer?” No primeiro instante a surpresa foi tal que emudeci por alguns instantes. Em seguida, no entanto, iniciamos um diálogo muito interessante. Antes de mais nada, tenho que dizer que como estou…

Nas crises é que se conhecem os verdadeiros heróis É justamente nos momentos de crises, nos momentos difíceis, nas situações desafiadoras que emergem e que conhecemos os verdadeiros heróis. Não está sendo diferente nessa atual situação em que vive a nossa sociedade, a da pandemia da Covid 19. O que estamos percebendo? Percebemos que há…

Esperança de um novo mundo Estamos passando, com esta pandemia, por uma experiência única, jamais vivida, nem imaginada. Esperamos que, de fato, ela seja realmente única e irrepetível, pois estamos muito fragilizados e saíremos dela todos profundamente marcados. Esta geração jamais esquecerá, nosso imaginário guardará esta lembrança para sempre. Nosso desejo mais sincero e profundo…

O Amor Feito Mulher Vivemos dias de tristeza, de pandemia,   em que predomina o isolamento social, somos obrigados, por amor, claro, viver isolados, no entanto, temos perto de nós uma figura que revela exatamente o contrário dessa cultura vigente, temos o amor feito fisionomia de mãe. Sim, a mãe é um contraste no meio de…

Experiência de Orfandade Já tive mais de uma experiência de orfandade, mas estou, assim posso dizer, vivendo a mais difícil, aliás, estamos vivendo talvez a mais dura, a mais ingrata de todas elas devido à  insegurança, à forma como ela se processa, totalmente fora do previsível, fora da normalidade da vida. Uma orfandade em que…

Novos tempos virão Espero ver novos tempos! No momento estou vivendo e experimentando algo inédito, jamais visto e sequer possível ao meu imaginário em  80 anos de minha vida. Espero ver novos tempos com novas atitudes e uma  nova cultura e, consequentemente, uma nova postura de todos nós. Espero ver novos tempos tendo a generosidade e…

Cinco semanas para reavivar a fé Iniciaremos, no primeiro domingo de março, um tempo especial para reavivar a fé, pois entramos no tempo quaresmal que, neste ano, terá cinco semanas. Somos convidados, neste período, a ouvir, refletir e seguir o mestre Jesus que, com palavras, gestos e atos, convida-nos a renovar nosso compromisso de cristãos…

Oito décadas para agradecer A vida é um dom precioso que não se compra, não se pede para vivê-la, nem se encontra por acaso, mas que somos brindados gratuitamente, talvez, sem merecê-la. E eu tenho tido o privilégio de vivê-la há oito décadas. Com certeza, viver todo esse tempo exige reflexão e muita gratidão, pois…

SÃO PAULO APÓSTOLO Hoje queremos ver porque São Paulo foi designado, pelo Papa  Paulo VI, para ser nosso padroeiro. Poderia ser outro santo, como São Francisco Xavier, grande missionário, especialmente no Oriente; Santo Antônio, insigne pregador e conhecedor da palavra de Deus, e assim poderíamos nomear muitos outros. Então, porque São Paulo? Precisamente porque São Paulo, com certeza, é o…

Um Deus surpreendente O Deus aparentemente invisível e distante quis mostrar-se próximo, junto e mesmo dentro de nós e nos surpreende. Surpreende-nos ao pedir permissão para esconder-se por nove meses no ventre de uma mulher, Maria, ao aceitar o processo de gestão como qualquer criança e ao nascer no silêncio de uma noite, sem aparatos,…

Siga-nos: