Elementos  secundários no Cursilho MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Nesta semana  vamos refletir nos elementos secundários, no Cursilho, isto não significa dar-lhe pouca importância, mas se por uma  razão não estiverem presentes, o Cursilho se justificou e é Cursilho! Quais são então os elementos secundários: A…

Caros  irmãos e irmãs de caminhada. Decolores! MCC: Caminho de Santificação “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). No Cursilho acontecimento, precisamos estar atentos, cuidar e não confundir o que é essencial e o que é acidental. Elementos essenciais e elementos secundários no Cursilho. É fundamental distinguir o que essencial, aquilo que não…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) Hoje refletiremos sobre as meditações no Cursilho. No Cursilho (acontecimento temos Mensagens e Meditações). As meditações são breves e parte de um texto bíblico. As meditações encerram-se em si. Não são discutidas em grupos. Elas têm a finalidade de…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Falemos da equipe de cozinha. No  Brasil, nas diferentes Dioceses, a equipe de cozinha leva, por conta dos seus GEDs, vários nomes, como: equipe externa, nome oficial, pesada, equipe de fogão. Creio que apesar de constar nos manuais o…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc. 6,36) Falemos hoje da equipe de responsáveis, ou de servidores. Alguns GEDs denominam de Equipe de corredor, outros equipe de sala, ou equipe de frente, mas o nome oficial é equipe interna. Tudo isso é secundário. O que realmente importa…

De colores, irmãos e irmãs de caminhada MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Falemos hoje da equipe de responsáveis, ou de servidores. Primeiro de tudo precisamos sublinhar uma equipe, uma comunidade. O cursilho acontece como cursilho porque há uma equipe-comunidade.  O cursilho não é fruto de um grupo de…

DE COLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação.   “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Hoje nossa reflexão será sobre a Oração que fazemos antes de qualquer ato do cursilho. A oração  ”Vinde Espírito Santo…”.  Por que será que foi escolhida essa oração e não o Pai Nosso, ou a Ave Maria? Por várias razões. Primeiro, claro, porque…

Nesta mensagem, ainda continuamos nossa reflexão sobre o Cursilho (encontro). O Cursilho não necessariamente deixa o cursilhista convertido, até porque a conversão é um processo de toda a vida. Mas o Cursilho deve despertar o desejo de uma vida nova, de um novo modo de viver, muito mais do que querer fazer ações. Desejar, sim,…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Retomemos hoje nossas mensagens sequenciais. Por isso, quero hoje falar do Cursilho “acontecimento”. É e deve ser momento único. Os três ou dois dias de anúncio e vivência, palavra e testemunho. O grande objetivo deste encontro deve ser de…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6,36) Meus irmãos e imãs, ontem celebramos a festa da Ressurreição, a razão fundamental de nossa fé. Mas, ainda é Páscoa. Passaram as comemorações, as festas, as solenes liturgias, ricas em todos os sentidos. Vivemos intensamente a Páscoa, mas ela…

Siga-nos: