Caros irmãos e irmãs de caminhada MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36).   Falamos hoje, em nossa mensagem semanal, sobre o último pé do tripé do Cursilho: oração, formação e ação. Lembro que o Cursilho é mais que um retiro. É, sim, um programa de vida, uma…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. (Lc. 6, 36)   Reflitamos hoje sobre ao segundo pé do tripé: – A formação ou estudo. Todos nós estamos a caminho. Todos nós buscamos o aperfeiçoamento, o desenvolvimento, a maturidade. A formação é uma exigência de nossa própria condição…

 DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. (Lc. 6, 36) Continuamos, nesta semana, a refletir sobre a oração, primeiro pé do tripé. Se a oração é uma relação amorosa, essa relação pode dar-se de diversas maneiras. Podemos nos relacionar com Ele através de fórmulas, de orações prontas,…

DECOLORES, irmãos de caminhada! MCC: caminho de santificação. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. (Lc. 6, 36)   Hoje trataremos do tripé que nos foi proposto quando fizemos a experiência do Cursilho. Podemos dizer que este tripé é a segurança e a garantia de perseverança na caminhada, mas é também o segredo da vida…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Continuação da reflexão sobre a missa no cursilho. Não creio ser bom substituir a missa pela explicação da missa. A explicação não substitui a missa e não se justifica argumentar que se faz isso porque…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Missa explicada. Caro irmãos de caminhada, esta reflexão versa sobre a missa explicada no cursilho que, na verdade, não faz parte da essência do cursilho. É um acréscimo. Por que entrou a missa explicada? Porque,…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Grupos Os grupos são um dos elementos fundamentais do cursilho. Antigamente eram denominados decúrias porque eram formados por dez pessoas. Costuma-se afirmar e, com muita verdade, que o cursilho acontece, de fato, nos grupos, pois…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Testemunho de vida. O cursilho, em sua metodologia, sempre teve presente dois elementos essenciais: A Palavra e o Testemunho de vida. Pode-se afirmar que, sem testemunho, não há cursilho. O testemunho faz parte da essência,…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). A Palavra no cursilho. No cursilho três ou dois dias tudo é importante. Depois que se inicia o evento cursilho, não há mais recreio. Tudo deve ser evangelizador. O ambiente acolhedor, as pessoas alegres, entusiastas,…

Caros irmãos e irmãs de caminhada. MCC: Caminho de Santificação DECOLORES! “Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc. 6,36). Núcleo-comunidade fé. Vou tentar juntar essas duas realidades, pois elas não são opostas, mas podem ser complementares. Imagine-se que, no mesmo ambiente, haja várias pessoas que tenham feito cursilho. Por exemplo: num hospital, numa escola,…

Siga-nos: