No último final de semana, de 22 a 24 de outubro, 50 seminaristas e formadores visitaram 22 comunidades indígenas e ribeirinhas no Rio Negro, Tarumã Mirim e Cuieiras.

A religiosa colombiana sequestrada em 2017 por jihadistas no Mali e libertada em 9 de outubro passado contou à ao Vatican News a sua história: como católica e freira fui discriminada, mas os sequestradores me respeitaram. Eu senti o apoio das orações de todos e aos que trabalharam para me trazer de volta à liberdade

A sede italiana do Serviço Jesuíta para Refugiados acolhe com entusiasmo as palavras proferidas no último domingo pelo Papa Francisco no final da oração mariana do Angelus, sublinhando como são uma fonte de encorajamento para quem, durante décadas, trabalha todos os dias ao lado dos migrantes.

A Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, assim como a dos Filhos da Divina Providência, ambas fundadas por Dom Luigi Orione, estão a preparar o 105º aniversário de nascimento do fundador. Iniciada a 23 de Junho deste ano, a preparação vai até 23 de Junho de 2022 e é centrada sobre as vocações.

Ainda que tenhamos vivido dificuldades nesse período é importante salientar a diversidade de elementos que podem colaborar para a saúde mental como realizar atividades significativas e que tenham sentido do ponto de vista pessoal.

Em 24 de outubro de 1945, após a devastadora Segunda Guerra Mundial, nascia a Organização das Nações Unidas, com o objetivo de trabalhar pela paz no planeta após os horrores do conflito. Luciano Bozzo, professor de Relações Internacionais na Universidade de Florença, fala sobre a relevância das motivações que levaram à criação da ONU.

Em Rimini, na Basílica Catedral de Santa Colomba, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos presidiu a Missa de beatificação de Sandra Sabattini, falecida em 1984, aos 22 anos. Filha espiritual de padre Oreste Benzi, fundador da Comunidade Papa João XXIII, Sandra dedicou sua breve vida a ajudar as pessoas com deficiência física…

Nas saudações após o Angelus, o Papa aplaude os anunciadores que levam o Evangelho onde não é conhecido, “não por proselitismo”, e recorda as novas Beatas: Irmã Lúcia da Imaculada e a jovem Sandra Sabattini.

O resumo das notícias em latim desta semana: o Papa aos poderosos da terra: em nome de Deus, mudem o sistema de morte; o convite de Francisco à saúde católica para que não siga a lógica do lucro; no dia 12 de novembro o Pontífice encontrará os pobres em Assis.

No dia 2 de novembro, Francisco irá ao Parque de Monte Mario, em Roma, para presidir a celebração no Dia dos Fiéis Defuntos.

Siga-nos: