Estatuto Social

Romaria 2018: o encontro das Juventudes do Brasil!

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ), lança nessa semana, a Romaria Nacional da Juventude 2018. O encontro nacional da Juventude acontecerá no dia 21 de abril, em Aparecida-SP a partir das 09h e terá como tema “Maria – modelo de jovem leigo e leiga”.

Por mais de 30 anos a juventude brasileira se reunia aos pés da Mãe Aparecida para pedir sua benção e proteção. Por algum motivo deixou de existir em nível nacional, a partir disso, cada grupo, expressão de jovens fazia a sua própria Romaria. Em 2015 após uma vigília jovem realizada no Santuário para o lançamento do Projeto #Rota300  ela renasce com um novo fervor. Desde então, vem ganhando espaço no calendário das expressões juvenis. Este evento é fruto de uma parceria entre a reitoria do Santuário e a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ).

Para o assessor da CEPJ, pe. Antônio Ramos, a Romaria  fortalece a unidade das diversas juventudes de nossa Igreja, pois “os jovens através das suas bandeiras e camisetas manifestam sua espiritualidade e seu jeito de ser Igreja. Dessa forma todos os anos as juventudes colocam no coração de Nossa Senhora Aparecida os seus agradecimentos e pedidos. Bendita seja a Santa Mãe de Deus que incansavelmente acolhe seus filhos jovens!”, afirma “pe. Toninho”.

“A Romaria da Juventude é sempre um momento de partilha e riqueza onde diferentes movimentos, comunidades, pastorais podem se encontrar e celebrar o dom da nossa juventude, sempre a serviço do Evangelho cada um segundo o seu carisma”, disse Carlos Wilker R. S. Paulino, membro da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.

A edição de 2018 da Romaria traz um tema que reflete sobre o protagonismo leigo dos jovens de todo o Brasil, que tem na Mãe de Deus, inspiração e modelo de vida missionária. “Eu quero dizer aos jovens de todo o País: unam-se, participem, sejam ativos, comprometidos. A Igreja e a sociedade precisam e muito da alegria, da esperança, da coragem e da criatividade e do compromisso missionário de nossa juventude”, afirmou Dom Vilsom, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Confira abaixo algumas fotos das edições anteriores:
// Lançamento do Projeto
// Romaria 2016
// Romaria 2017

Romaria 2018

A Romaria da Juventude 2018 contará com tendas de formação das expressões juvenis (Movimentos, Novas Comunidades, Congregações, PJs) que pelo terceiro ano marcam o dia dos “jovens romeiros”. Nas tendas, os jovens terão oportunidade de participar de catequeses com os Bispos e de momentos de animação, terço, apresentações teatrais, música, dança entre outras atividades.

A Catequese da tarde será ministrada por Laudelino Augusto dos Santos Azevedo (assessor da Comissão do Laicato da CNBB) e acontecerá dentro do Santuário às 15h, seguida da Consagração dos jovens à Nossa Senhora Aparecida.

O encerramento será com Santa Missa de envio às 18h, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida. Haverá ainda shows com artistas católicos.

As inscrições para a Romaria 2018 podem ser feitas pelo formulário disponível <AQUI>.

Romaria 2018: o encontro das Juventudes do Brasil!

Serviço

Realização: Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Pastoral Juvenil, Jovens de Maria
Apoio: Santuário Nacional de Aparecida
Mídia Oficial: Jovens Conectados, TV Aparecida, Portal A12

Fonte: Jovens Conectados